GEN CON – Um evento único de RPG e jogos

Olá a todos! Estarei reescrevendo e reutilizando parte de uma postagem que publiquei no meu blog em Agosto de 2016 (link original abaixo) e darei uma atualizada e comentarei com o que vivenciei no ano que fui (Agosto de 2017, na edição número 50). Espero que vocês gostem.
GEN CON é um nome que quando surge faz jogadores de RPG e boardgames se animarem sem fim. É o evento onde lançamentos de grandes títulos são feitos, demonstrações ao público e muitas, mas muitas mesas de jogos ocorrem simultaneamente.
GEN CON é uma das maiores feiras e eventos de jogos do mundo. O próprio slogan deles é “Os melhores quatro dias de jogos”.
A GEN CON foi criada em 1968 por Gary Gygax, pai do RPG e do D&D. A primeira edição foi em sua casa e apareceram 12 pessoas para jogar e falar sobre jogos. Já no ano seguinte foi em um salão da cidade de Gary e compareceram mais de 100 pessoas. Nestes primeiros anos, o foco era mais em wargames e jogos de tabuleiro. O nome GEN CON é uma variação do termo Geneva Convention, já que a cidade se chama Lake Geneva, no estado americano de Wisconsin.
Em 1975 a TSR, a editora original do Dungeons and Dragons, começou a gerenciar e hospedar a GEN CON. À medida que a convenção ia aumentado de tamanho, mudava de cidade para achar locais onde pudesse comportar a população de jogadores e participantes que cada vez aumentava. Também houve edições menores em outros estados americanos e edições em países como Inglaterra, Bélgica, França, Holanda, Austrália e Espanha, mas que tiveram poucas vezes.
O grande pico de participantes ocorreu em 1995, quando uma população média de 5.000 pessoas em 1985 passou para 30.000 em apenas dez anos. Com a compra da TSR pela Wizards of the Coast em 1997 e depois pela Hasbro adquriu a Wizards em 1999, a convenção mudou de mão várias vezes no fim do século XX. Mas o ex-CEO da Wizards of the Coast, Peter Adkison, comprou os direitos da feira da Hasbro em 2002 e começou a gerenciar o evento como uma empresa. Assim a GEN CON se mudou para Indianapolis, no estado de Indiana, e a quantidade de pessoas que começaram a ir aumentou mais que o esperado.
O volume de pessoas é tão grande que o centro de convenções de Indianapolis (Indiana Convention Center – ICC), gastou $ 275 milhões de dólares em expansões apenas para acomodar as pessoas que compareciam na GEN CON. A movimentação de dinheiro na cidade é maior que a corrida (a famosa “500 milhas de Indianapolis”) e outros eventos que ali ocorrem.
A convenção consiste em um salão que está repleto de editoras, artistas, autores de livros e empresas relacionadas. Acessórios, dados, moedas, livros, jogos de tabuleiros, arte, pôster, tudo o que você possa imaginar, está concentrado no Salão de Exibição (Exhibitor’s Hall). As principais demonstrações acontecem aqui e você pode encontrar sempre alguém “famoso” do meio andando ou divulgando seu trabalho no estande de sua editora ou parceira.
Em contra partida o restante do espaço do ICC e de dezenas de prédios no entorno são para se jogar. Vão desde RPG’s, wargames, Magic, boardgames, jogos simples e LARP’s. Mas não se resume a só isso. Existem diversos concursos para melhor pintura de miniatura, cosplay e outras atividades que serão julgadas por pessoas da indústria ou apreciadores.
Quer algo muito raro e/ou antigo para sua coleção? Você pode conseguir no Leilão. Lá os jogos são vendidos e comprados por diversas empresas e pessoas interessadas. Sempre é bem movimentado e parte do dinheiro vai para a caridade.
Quer se distrair e jogar um arcade? Ou então relaxar e ver um anime? Existem locais para ir e descansar/divertir. Ou quem sabe você quer uma massagem? Especialistas se encontram ali para os que precisam ajuda a relaxar a musculatura depois de andar muito ou carregar as pesadas sacolas com livros e jogos.
Com fome? Só cruzar a rua e se aventurar nas dezenas de Food Trucks que têm ali estacionados, ou você buscar um dos diversos restaurantes que se encontram nos arredores do ICC.
Vários aspectos me impressionaram nesta convenção nas terras do Tio Sam. Primeiro o tamanho e a quantidade de pessoas. Em 2017, na 50ª edição foram mais de 60.000 pessoas. O acesso ao salão de exibição que abria às 10 da manhã. Um locutor avisa para tomar cuidado e não correr. Para não acontecer acidentes e alguém se machucar. E se ele pegar alguém correndo, ele irá fazer parte do Gen Can’t – uma “convenção” paralela para comemorar o fato de a GEN CON acontecer, mas a pessoa não pode comparecer de fato, jogando algum jogo/RPG em algum lugar no planeta.

Outra coisa que me chamou a atenção foi o tamanho da exposição. Não dá para prestar atenção em todos os estandes. Você deve planejar o que você quer ver, vendo no manual da convenção, planejar o que você vai jogar, pois a quantidade de mesas, jogos e eventos é estapafúrdia!
Eu chegava antes das portas abrirem e ia embora sempre depois das 20 horas (menos no domingo, que o evento termina no final da tarde), quando as portas estavam já estavam se fechando. Dediquei o sábado para jogar um LARP de Fading Suns, que me diverti muito, além de painéis de diversas editoras. Quer saber das novidades, lançamentos e projetos futuros? Vá a um painel. Quem sabe sua pergunta seja respondida pelo autor.
Além disso, joguei Battletech, Noble Armada, Magic two-headed giant e diversas outras demonstrações. Comprei todos os livros que queria e alguns foram assinados por seus autores. =-)
Algo curioso é que qualquer jogo que você vai jogar e participar você paga. Você compra seu ingresso. Os preços variam de USD 2,00 até USD 25,00 – alguns até um pouco mais. Isso para fazer que você tenha o compromisso de seu aparecer e reservar seu lugar. Mas e se você quiser entrar de última hora? Compre os tickets genéricos para poder jogar aquele RPG ou boardgames que está rolando.
O True Dungeon é algo que não participei, mas que na próxima vez eu irei. O que é isso? Imagine você participar de uma aventura em um calabouço como você mesmo e sobreviver a encontros com monstros e armadilhas? Dialogar com personagens para conseguir sair do outro lado vitorioso e mostrar a todos que você é (ou não) um sobrevivente.
Cardhalla… Cardhalla é o fim das cartas dos baralhos de seu jogo que você jogava há anos atrás. Sejam cartas de Magic, Yu-Gi-Oh ou Star Wars, o pessoal se reúne para fazer esculturas com as cartas ao longo dos quatro dias da GEN CON. E no último dia, sua destruição é feita com pessoas jogando moedas e assim arrecadando dinheiro para a caridade. Claro, que se você quiser vender suas cartas valiosas, tem locais que irão pagar “top dolar” por elas.
Outra coisa que chama a atenção são as fitas da GEN CON. Estas fitas são pequenas fitas coloridas que são distribuídas para quem participa ou apoia alguma causa. Se você faz uma doação, participa de um jogo, parte de uma comunidade do FB, você a recebe. Virá quase uma honraria para quem usa.
É tanta coisa, mas tanta coisa para ver, fazer, assistir, participar, jogar que só indo para entender a verdadeira experiência de uma GEN CON.
“Mas Holz é muito caro…”
Sim, é um investimento considerável, mas não falarei em valores, já que o dólar pode variar muito. Além de juntar dinheiro, segue algumas dicas se quiser um dia ir e para quando for.
Para Ir:
1. Faça um plano de milhagem e guarde suas milhas. Em média são 100.000 milhas para ir e voltar para Indianápolis (pode variar de acordo com dia e companhia aérea);
2. Compre dólar aos poucos, não compre tudo de uma vez. Assim você, na média, paga um preço melhor;
3. Converse com amigos que vão, para ratear o custo do hotel e reserve um hotel em um site confiável, caso não tenha um quarto sorteado com a compra de seu ingresso. (A organização ajuda a baixar os preços e sortear quartos, quando possível);
4. Lá é verão e faz calor, então leve roupas leves. E leve as malas grandes, já que você vai trazer muita coisa de lá;
5. Não fique acanhado e tire dúvidas nos grupos de FB, fóruns ou Reddit. As pessoas costumam ajudar, compartilhar notícias, dar dicas e oferecer mesas para jogar durante o evento.
Quando for:
1. Quando for a convenção, leve álcool em gel, uma garrafa de água e tênis confortáveis, pois você vai andar MUITO;
2. Durma pelo menos 6 horas, tome banho e se alimente e beba água regularmente (é, tem gente que não faz isso);
3. Programe-se no que você vai ver na feira… Como disse, o evento é grande demais para se ver tudo em quatro dias. Foque no que você deseja e depois saia passeando;
4. Os melhores dias para compras são no primeiro dia (que tem grande foco nos lançamentos) e domingo, quando o pessoal faz descontos no que sobrou!
Espera-se que nas próximas convenções chegue a mais de 60.000 pessoas. Então é já bom ir se acostumando com a quantidade de gente que irá, caso você seja um dos 60.000.
A próxima convenção será em 2019 marcada para os dias 1 a 4 de agosto. E como o próprio slogan diz, “Os quatro melhores dias de jogo”.
Curiosidades:
  • Pessoas gastam em média $ 100 dólares por evento. Seriam seis milhões de dólares no mínimo por ano! É muito dinheiro na indústria! =-O
  • A cerimônia dos ENnies, um prêmio anual para os melhores RPG’s, ocorre lá desde sua criação.
  • Eventos como RPGA e D&D Championship Series nasceram e sempre acontecem na GEN CON.
  • O primeiro campeonato de Magic: The Gathering aconteceu na GEN CON de 1994.
  • Em 2017, foi a primeira vez que o estádio Lucas Oil (que é ao lado e conectado ao ICC) foi incorporado à GEN CON e você podia jogar lá;
  • As datas das convenções de 2019, 2020, 2021 e 2022 já estão marcadas! E confirmadas em Indianápolis.
Fontes:

Deixe um comentário