Solar Blades & Cosmic Spells – Resenha do RPG OSR Espacial

No livro escrito por  Diogo Nogueira, possui a essência de seu outro livro, Espadas Afiadas & Feitiços Sinistros, mas transforma ele em outro jogo com aspectos de ficção cientifica, distopia e magia.

O livro foi lançado em inglês, porém o livro está sendo traduzido para o português e logo teremos nossa versão, para a alegria do público brasileiro.

A história se passa em universo pós-apocalíptico onde lordes galácticos governam a galáxia após uma guerra que durou anos e devastou toda a galáxia. Poucos bolsões de liberdade existem, escondidos e defendidos com unhas e dentes e em segredo ou locais onde os sindicatos do crime controlam tudo e a todos, por um preço.

Os jogadores são sobreviventes deste universo caótico e sem dó, pulando de planeta para a nave espacial sob fogo cruzado com alienígenas, monstros de outra dimensão, androídes e armas laser, com poderes psiquicos e feitiços de outra dimensão.

O jogo possui a pegada OSR – Old School Renaisance, onde muitas das mecânicas são decididas através dos dados. Há muitas e muitas tabelas no livro, que te ajudam a criar um efeito randômico interessante, mas isso não prejudica a dinâmica do jogo e sim torna tudo bem imprevisível, até para o mestre e sua história.

São utilizados só dois tipos de dados: d20 e d6. O d20 para determinar o acerto e o d6 para dano.

Os personagens só tem 4 atributos: Força, Agilidade, Intelecto e Força de Vontada. Com estes, determinam sueus pontos de vida e sanidade (onde você irá ficar doidinho sem). O conceito de  Créditos (dinheiro) é bem diferete do conceito que temos, pois você tem um montante que vai se  esgotando dependendo da jogada do dado d6. E isso pode variar muito durante a aventura, tudo depende de sua sorte no dado. O mesmo acontece com a Sorte.

As regras de verificação de uma jogada dizem que você deve tirar menor que seu atributo na rolagem de dados. E a dificuldade vai subindo  a medida que vai ficando mais díficil.
Exemplo: Quero usar minha pistola laser contra uma criatura espacial e meu atributo a ser utilizado seria Agilidade que é 12.
Então tenho de tirar 12 ou menos. Mas estou no espaço e a nave está sem gravidade e o Mestre diz que a dificuldade é 2. Ou seja, só posso tirar entre 3 e 12.
Bem simples e interativo.

Há quatro tipos de personagem:

                – the tough (o durão – especialista em combate corpo a corpo)

                – the nimble ( o ágil – o mais rápido e destro de todos)

                – the smart (o esperto –  quem conhece as máquinas e suas sutilezas)

                – the gifted (o abençoado – tocado pelo Vazio, o personagem tem poderes mágicos/psiquicos)

Cada um com habilidades especiais, que contribuem para jogos rápidos, mortais e muito divertidos.

O livro pode assustar pelo tamanho, mas o livro possui muita, mas muita arte e bonita, apesar de ser branco a preta. Diogo incusive assina muita das ilustações.

As tabelas são de acesso fácil com diversas possibilidades dependendo do que se busca.

Sem inspiração? Há uma seção inteira dedicada para a criação de aventuras e é só jogar alguns dados que você obtém a estrutura para a aventura. É só você mexer os palitos e consegue obter uma aventura quase que instantânea.
Mas além disso tudo, o jogo é aberto o suficiente para você criar a sua própria raça alienigena, região e cenário que desejar.

Tive sorte de jogar no DoffSP com Diogo Nogueira em uma mesa rápida, além de ter mestrado nas últimas Dungeon Geek’s.

E posso dizer que o jogo como jogador e mestre me deixaram muito impressionados e me diverti muito.
Os únicos detalhes que gostaria de ver, seria um universo mais fixo, com mais história e mudar um pouco a ordem do livro, mas isso é apenas um cisco na obra.

Se quiser jogar, será lançada em agosto de 2019, o financiamento coletivo, pela Sagen Editora.

Fique de olho que estarei mestrando alguns jogos no Dungeon Geek Weekend!

E continue se divertindo jogando!

 

Blog do Diogo Nogueira: Solar Blades & Cosmic Spells

Texto escrito por:
Felipe T. Holzmann

Deixe um comentário