Antes de começar, gostaria de agradecer a todos as 182 pessoas que responderam o questionário.
Nas primeiras semanas de janeiro de 2019, enviei um questionário para os principais grupos no Facebook de RPG, com o objetivo de descobrir um pouco mais sobre o que as outras pessoas jogam, como, quando, quanto, o que fazem, onde moram, hoje no … Bem, entenderam a piada. =P
Fiz um pouco de tratamento de dados antes de fazer as analises, e vou assumir que todas as respostas são 100% verdadeiras. Se minha amostra (quantidade de pessoas que responderam o questionário) fosse maior, poderia inferir um pouco com estatísticas de confiabilidade.
Vou fazer a analise por pergunta e com os gráficos para apoiar as informações apontadas abaixo:
1) Quais jogos você jogou em 2018?
Bem, desnecessário dizer que quem ganhou foi Dungeon and Dragons – 5ª edição com 136 pessoas que jogaram o jogo em 2018, isso representa 24,4% do total de todas as mesas jogadas. Houve um total de 99 sistemas jogados, entre famosos e conhecidos a sistemas próprios.
Todos os sistemas que não tiveram 15 jogos marcados no ano, incluí no grupo Outros, senão poluir muito a base e o gráfico.
Os jogos mais jogados, foram:
Menções honradas que posso jogarão, são:
2) Com quantas pessoas em média você jogou (incluindo o mestre)?
Parece que o consenso é que grupos de médio porte (4 a 5 pessoas) seguidos de grupos grandes (5 a 6 pessoas) são as mais comuns. Isso deve acontecer por ter uma pessoa que mestra e há muitos amigos que querem jogar a mesa, OU que se reúnem com certa frequência para jogar e se encontram…
3) Com que frequência jogaram RPG?
… para se verem semanalmente! Fiquei muito feliz em saber que a maioria das pessoas (40%) se reúnem pelo menos toda semana para se encontrar e fazer seus jogos acontecerem. Outras frequências de jogos como “A cada duas semanas” (27%) e “Mensalmente” (20%) juntas fazem com que das 182 pessoas, 158 (87%) jogaram RPG uma vez por mês no ano 2018.Parabéns pessoal! =-)
4) Quantas horas durava, em média, cada sessão de jogo?
Mas parece que o limite de tempo é quase universal. 49% das pessoas jogaram (em média) 3 a 4 horas. Ou seja, cada pessoa que jogou uma vez por mês, pelo menos jogou 315 horas (pouco mais de 13 dias) no ano de 2018.
Claro, quem jogou semanalmente, acaba multiplicando este valor por 4 e se torna um expert. É um hobby/entretenimento que exige bastante tempo da gente, não? Pense, que para cada hora jogada o mestre precisa de ter planejado algo para acontecer na aventura. Horas gastas com planejamento para sua diversão!
5) Quais jogos gostaria de jogar em 2019?
Aqui fiz um tratamento de dados parecido com a primeira pergunta, quem não teve 15 pontos, foi categorizado como Outros!
Bem, abaixo está a tabela dos vencedores, que serão os jogos mais desejados para 2019, são:
E claro, que novamente Dungeon and Dragons – 5ª edição, será o jogo com que as pessoas querem continuar jogando, porém parece que eras “modernas” com Shadowrun e Vampiro estão fazendo com que as pessoas se interessem em outros cenários. O que nos leva para a próxima pergunta… mas abaixo temos os jogos que serão, os mais jogados dos menos jogados, que ficaram na categoria outros:
6) Você gostaria de mudar de gêneros (fantasia, cyberpunk, terror, etc.) de RPG?
E curiosamente, apesar de D&D5e ser o jogo mais jogado e querido por nossos entrevistados, 43% mudariam para outros gêneros que estão jogando no momento. Mestres, fica a dica de variarem um pouco a mesa de fantasia medieval. 😉
Isso é um bom sinal, já que juntos “Sim” e “Talvez” correspondam por 84% dos interessados. Mas fica um pouco vago o porquê a pessoa mudaria, principalmente no “Talvez”, já que a tendência dela pode ser que ela não mude de gênero de jogo por ser algo que não a agrade, como um jogo de terror ou de desenho animado.
7) O que faria você mudar de jogo/gênero de RPG?
Esta pergunta eu deixei em aberto de propósito, pois queria ver o que as pessoas pensam ou sentem no por que dela querer mudar de estilo jogo. As respostas mais respondidas (de forma genérica) foram:
  • Curiosidade por algo novo;
  • Para jogar com os amigos;
  • O mestre ser bom e cativar para jogar no sistema;
  • O cenário/tema ser interessante.
Claro, havia mais respostas, mas me chamou que de certa forma todos estariam dispostos a mudar de mesa e o tipo que gostam, por ser algo que vêm deles, dos amigos, do mestre ou do que é oferecido pelo jogo.
8) Você comprou e/ou financiou algum RPG em 2018?
Aqui, na pressa, fiz um erro. Deixei o “Talvez” disponível. Se você não tem certeza que respondeu, foi para o “Não” sua resposta e sua certeza da vida… Então, por isso a culpa é minha e ponho em quem eu quiser, então é do Google Formulários. =P
Mas abaixo um gráfico que me tirou do sério! 63% compraram ou financiaram um RPG em 2018. Ou seja, 114 pessoas compraram algum jogo, suplemento ou módulo que queriam. E como o preço médio dos livros varia muito, como um PDF a R$ 10, a uma coleção completa de D&D por mais de R$ 500, não dá para assumir algum valor e fazer uma média maluca.
Da próxima vez, vou perguntar quanto a pessoa gastou em média no ano, para sabermos se, as pessoas gastam mais ou menos, certo?
As perguntas mais sociopolíticas como: “Em qual estado você mora?”; “Qual sua faixa etária?”;” Qual a sua escolaridade?”, farei uma análise única abaixo.

Bem, percebemos que a maioria dos jogadores moram no estado de São Paulo, possuem em sua grande maioria ensino superior e estão na faixa de 21 a 35 anos.
Ou seja, jovens adultos com escolaridade alta no sudoeste do país.
Eu gostaria que a pesquisa fosse mais abrangente, mas como janeiro é mês de férias, acho que muita gente fica longe do FB ou fica jogando RPG. =P
O que me deixou feliz em ver é a presença de estados como Bahia e Rio Grande do Sul aparecendo com números mais expressivos. E fico triste por todos meus colegas em estados que só eles responderam. Não se sintam solitários meus caros! A comunidade do RPG precisa ser forte para sobreviver. Jogue offline ou online, jogue RPG!
Espero que tenham gostado da minha análise do que as pessoas jogaram em 2018.
Ano que vem, pretendo fazer uma nova pesquisa e não cometer os mesmos erros.
Quem quiser o arquivo em .csv (sem edição), me envie uma mensagem que eu te envio e para que você possa fazer um pouco de data blending e chegar a suas conclusões.
E lembrem-se de se divertir toda vez que jogam!
PS: Desculpem a qualidade das imagens, mas Excel para imagem não ficou muito nítido. =/

Deixe um comentário