Guia do Mestre para Classes – Práticas para lidar com as classes que você não vai achar nos livros!

Se for jogador, pode aproveitar para dar uma incrementada em seu personagem também (ou indique ao seu mestre).

 

Sentido Aspiras!

Mestre Furioso de volta para mais uma sessão de treinamento!

Se já narrou D&D, já deve saber do que vou falar aqui.

O livro é uma m*** para explicar como lidar com as classes.

Sim, basta jogar um pouco e você logo observa que é difícil balancear o foco em cada classe, algumas classes são muito versáteis e sempre tem algo para fazer, enquanto outras tem que esperar cenas especificas para brilhar.

Enquanto Arcanistas e Ladinos fazem a festa em qualquer situação, o livro é uma “porta” quando se trata de explicar o que fazer quando o Bárbaro e o Guerreiro estão entediados em uma cidade sem nada pra quebrar.

Por isso iremos fazer um guia prático de como lidar com as classes para seus jogadores nunca mais ficarem fazendo a manicure quando estiverem fora do seu elemento!

Ok, peraí Aspira, antes vamos definir algumas coisinhas…

 

1 – Explorando Masmorras, decifrando armadilhas e vencendo lutas.

Olhe a frase acima recruta, preste atenção até sua cabeça latejar e seus olhos arderem.

Isso é um resumo do que qualquer Aspirante a Aventureiro quer em sua aventura.

Qualquer cena da sua aventura irá se encaixar em uma dessas partes.

Que tal dar nome aos bois então?

Explorando Masmorras será a fase de Exploração, decifrar armadilhas será a fase de Desafios e vencer lutas será a fase de Combate.

Vamos dar uma destrinchada rápida nestas fases antes de entender onde as classes entram nelas.

Exploração

É o momento de apresentar o mundo aos jogadores, os PdMs importantes e deixar que eles possam interagir livremente.

O objetivo do DM é que os jogadores conheçam mais do que está acontecendo, interajam com o cenário e recolham informações sobre a aventura.

É o campo de domínio dos Face (Diplomatas) do grupo, de jogadores do tipo Ator e do Narrativista.

Momento de brilhar de classes Ladrão, Bardo e Clérigo, e no caso de uma área selvagem, Druidas e Patrulheiro.

 

2 – Desafios

No momento em que um obstáculo é posto no caminho e pericias e planos são postos a prova, você está colocando uma fase de desafio que deve ser composto de uma barreira (PdM a ser convencido, armadilha a ser desarmada ou obstáculo natural a ser superado), uma consequência (no caso de falha total ou parcial, algo ruim acontece ou os jogadores não conseguem atingir seus objetivos) e o objetivo (prêmio em dinheiro, equipamento ou informações que os jogadores desejam).

Aqui será onde o GM irá deixar que jogadores Especialistas e Estrategistas tracem o caminho a glória e as classes Ladrão, Mago e Bardo irão brilhar.

 Combate

 Talvez não seja preciso explicar muito, mas quando não existe conversa que resolva e armas são sacadas, você tem um combate.

O objetivo do combate é injetar adrenalina nos jogadores, apresentando inimigos a serem derrotados e a chance de usar aquelas tão queridas habilidades, magias e espada brilhante que eles carregam.

No Combate, classes marciais como Guerreiro, Patrulheiro, Bárbaros irão brilhar enquanto Arcanistas e Clérigos irão usar suas magias.

 

3 – Ok Recruta, pague cem flexões se não descobrir qual o problema disso tudo!

O que fazer durante a fase de Exploração para que as classes marciais simplesmente não saiam para buscar um refri, fiquem no Facebook ou empilhem dados enquanto aguardam o combate?

E quando tiver um Desafio, o que fazer antes que o Bárbaro e o Guerreiro façam guerrinhas de bolinha de papel?

 

4 – As fases da Sessão e as Classes

Bárbaro
Exploração:

Um estranho no ninho, explore o lado desconectado do seu bárbaro!

– Explore o impacto cultural

– Faça perguntas sobre a cultura do bárbaro, como ele veio de uma terra distante, então explore os costumes, diferenças culturais e como o Bárbaro reage a uma civilização tão diferente.

Talvez até o conceito de entregar “pedaços de metal coloridos” para conseguir outras coisas seja estranho e o Bárbaro prefira andar com peles de animais como moeda de troca!

– Entregue o que ele quer, não tenha medo de colocar PdMs que desafiem seu bárbaro para quedas de braço, Rodas de Briga Clandestina ou até uma ocasional Briga de Taverna, afinal clássicos são clássicos!

– Pergunte o que é diferente na sociedade dele, comparando com essa que ele está vendo.

– Incentive a compartilhar histórias sobre sua cultura e diferenças, faça as pessoas reagirem com assombro aquela pessoa peculiar e serem curiosas.

Desafio:

Se o ponto forte do Bárbaro é sua força bruta, não tenha medo de colocar desafios que peçam força bruta!

– Paredes desabando, portas imensas que precisam ser erguidas, estátuas gigantes a serem movidas ou quebradas, animais furiosos que devem ser agarrados e presos com mãos nuas, pense no que pode ser resolvido pela força bruta e deixe nas mãos do Bárbaro!

– Coloque PdMs que devem ser intimidados e deixe que o Bárbaro os intimide!

– Coloque uma armadilha que cause dano e deixe o bárbaro exibir sua capacidade de resistir a ferimentos pela fúria enquanto protege o grupo!

– Se tudo mais falhar, jogue criaturas para serem enfrentadas enquanto o grupo resolve o problema e deixe os combatentes segurarem a onda.

Combate:

Um maestro na orquestra? Hora de mudar um pouco o ritmo…

Nada muito fora do comum, mas incentive o jogador a se arriscar usando Atletismo para Empurrar, Agarrar e Derrubar inimigos.

Isso quebra a monotonia de combate e ajuda o jogador a variar suas táticas.

Pense na diversão de um Bárbaro em uma briga na lama sem armas!

Ou uma cena clássica Shrek de luta livre que não seja em uma taverna.

Inove com lutas pendurados em cordas ou em escadas, em prédios desabando ou em meio a ruas em chamas.

 

Bardo
Exploração

Fanfarrão profissional e ator amador!

– Abuse das habilidades do bardo em saber histórias e descobrir fofocas!

Talvez o bardo saiba do amor secreto de um jovem guarda pela filha do prefeito, ou de algum possível passado trágico de um velho mendigo.

– Ao invés de explicar sobre a cidade, diga ao bardo e deixe ele repassar na forma de histórias e lendas, mais fluido do que ficar explicando sobre reis, lendas e passado.

– Abuse das complicações que a fama traz!

Com multidões de fãs o seguindo, fanáticos tentando roubar peças de roupa como lembranças e até algum amante secreto tentando conseguir encontros através de contatos com membros do grupo (seja por chantagem ou outro$ meio$$$).

– Use os rumores e fofocas para criar meia-verdades que podem virar divertidas sidequests ou aprofundar o passado de PdMs. 

Desafio

Um bardo para todas as skills dominar!

– O bardo é um Jack-of-All-Trades, então aproveite para incentivá-lo com desafios que devam ser resolvidos de forma não-convencional.

Cozinhar uma receita que agrade um halfling faminto gourmet, pintar um retrato falado de um bandido local (e todas as complicações divertidas que podem ocorrer quando o retrato acaba parecido demais com algum inocente que pede satisfações).

– Use o lado artístico do bardo para algo útil, seja criar uma pequena canção para alegrar uma vila deprimida, improvisar uma performance para conseguir doações para uma igreja local, criar um bichinho de pelúcia para fazer uma garotinha triste sorrir ou ajudar um apaixonado a se declarar para seu amor.

– Não tenha medo de ser piegas, o bardo é melodramático demais para estar acima disso, além do mais, você é o GM, eles que engulam o choro.

Combate

La Danse Macabre da Morte!!! Liberte o Mosqueteiro dentro de você!!!

 Deixe lustres a vista e cordas balançando para libertar o Mosqueteiro interno do Bardo, abuse de duelos em cima de vigas e pendurado em cordas para aumentar a emoção, se a cena puder estar em um filme de capa e espada, pode estar na sua aventura!

– Coloque PdMs reféns que possam servir de torcida enquanto o bardo faz seus gracejos, um bardo precisa de sua plateia de vez em quando.

– Reféns presos em cordas prestes a arrebentar? Jaulas balançando com todo o povo da vila preso? Uma besta terrível circulando os indefesos cidadãos enquanto o bardo luta? Pode apostar!

– Incentive ele a usar frases de efeito e não tenha medo de recriar cenas icônicas de Indiana Jones, Zorro ou Faroeste.

Duelos ao Pôr do Sol com bestas estão liberados!!! 

  

Clérigo
Exploração

Onde o clérigo for, ele está levando um pedacinho do seu deus consigo.

– Explore sua fé, sua crença, a forma de ver o mundo, frases de efeito e até votos sagrados.

– Lembre, o clérigo é um homem santo e representante de sua divindade no mundo, faça o mundo interagir com o clérigo, mães podem pedir bênçãos aos seus filhos recém-nascidos ou alguma cura mágica para um machucado ou doença, jovens cavaleiros podem pedir bênçãos de guerra e templos podem pedir que rituais sagrados sejam realizados.

– Explore o papel de Representante que o clérigo possui, casais ou devotos podem pedir que o clérigo realize algum ritual sagrado ou até mesmo faça a comemoração oficial de um evento da cidade dedicada a algum deus.

Explore os rituais de casamento e festas para ajudar seus jogadores a relaxar e os ritos funerários em cidades onde mortes ocorreram.

– Explore o papel Religioso, com devotos pedindo conselhos e penitencias, ou até confissões (quem sabe não role sidequests?)!

– Atritos também existem com seguidores de divindades opostas ou neutras e até templos bem estabelecidos na região com inveja do poder do clérigo. 

Desafio

Poder divino em uma embalagem minúscula!!!

– Mensagens divinas, magias de adivinhação, pequenos rituais de sorte, tudo pode ser um pretexto para dar uma Deus Ex Machina quando o grupo fica preso em um problema, aproveite a Sabedoria alta para chamar a atenção de detalhes que você incluiu no mundo e o grupo não procurou.

– Deixe palavras enigmáticas, pistas cifradas e use extensivamente o conhecimento religioso do clérigo, explore algumas magias que o clérigo possui como luz, falar com os mortos, augúrio e círculo mágico contra o mal.

– Que tal um pouco de Sobrenatural na sua campanha? Introduza sonhos e visões e deixe eles tentarem interpretar. Invocar criaturas sobrenaturais também está ao alcance do clérigo, com todas as suas consequências…

– Lembre que existem vários fantasmas e espíritos que podem possuir aldeões e oferecer dicas preciosas, pistas ou histórias do passado distante em troca de ajuda, então capriche nos exorcismos e aproveite os ganchos para criar sidequests ou revelar pedaços do Plot. 

Combate

As vezes é melhor deixar as palavras de lado e ser mais …. direto.

– Clérigos expulsam mortos, então coloque mortos-vivos para serem expulsos e queimados pela chama sagrada do clérigo.

– Não esqueça que clérigos possuem ótimas habilidades contra extra planares, use principalmente aqueles que se opõem aos princípios da divindade.

– No fundo, no fundo todo clérigo quer destruir alguns hereges, procure a divindade oposta e faça eles aparecem para enfrentar o grupo.

– Deixe o clérigo fazer alguma Interpretação da magia, invocando seu deus durante o lançamento (e ocasionalmente fazendo o deus responder! – ótimo para falhas).

  

Druida
Exploração

Sou daqui não moço, só estou de passagem!

– Na cidade, explore a estranheza de alguém que vive no mundo natural em se adequar ao mundo civilizado, o personagem não precisa ser um burro tapado, mas ele pode reagir com espanto para tarefas cotidianas como carregar metal na sacola ou prender animais em gaiolas.

– Falar com os animais é um recurso divertido que pode ser usado para revelar segredos, adicionar informações inusitadas ou gerar situações de comédia.

– A metamorfose do druida é uma fonte rica de aventuras e sidequests que podem ocorrer em uma cidade onde pombos, ratos e outros bichos são ignorados e tantas conversas ocorrem escondidos, além de poder adicionar uma alternativa para um grupo perdido precisando de uma dica. 

Desafio

Agora um peixe, talvez um cavalo, mudar para sapo…….

– Pense fora da caixa, explore a metamorfose com desafios que precisem de formas alternativas como nadar, voar ou passar por lugares apertados.

– Perseguições podem ser ótimos desafios envolvendo animais selvagens ou desafios como canos, chaminés apertadas e inimigos que sejam metamorfos.

– Use a habilidade de se comunicar com animais colocando animais selvagens no caminho que podem oferecer dicas importantes se forem alimentados/ajudados/salvos/etc.

– Não limite o Roleplay apenas a humanos, uma conversa entre um druida e um esquilo será divertido se você lembrar da inteligência limitada dos animais e a forma como enxergam o mundo de um ponto de vista diferente (uma espada pode ser um graveto brilhante, um lagarto comum pode ser descrito como se fosse um dragão…).

– Pense em diplomacia com um esquilo que roubou um anel mágico, um corvo com uma chave de prata e a clássica grama verdinha que fica na entrada da cidade e sabe de todas as fofocas. 

Combate

Muito mais que apenas a fúria da tempestade!

– Varie ambientes, use oportunidades como água e ar para o druida poder tirar proveito da sua forma animal.

– Deixe que o druida consiga amizade de alguma criatura na floresta e use ela para sabotar os oponentes, seja roubando suas armas ou passando informações valiosas ou atrapalhando os inimigos.

– O druida pode ter que lutar em lugares improváveis como tocas apertadas, sobre galhos de arvores e no ar entre chaminés e roupas no varal. 

  

Guerreiro
Exploração

Besta de ferro e nervos de aço!

– Um guerreiro é o mais desafiador, pois ele pode variar muito no seu estilo.

A dica então é buscar a fonte de inspiração original e usar os clichês comuns.

– O personagem é inspirado em algum personagem icônico?

Busque referencias do original que o jogador goste e insira no jogo para ele.

– O personagem é baseado em um estilo particular de combate (Esgrima, Espada de duas mãos, Samurai)?

Coloque escolas rivais do mesmo estilo ou estilos diferentes para desafia-lo (pense em algo como duelos de alunos de templos Shaolin e de Caratê).

– Nem tudo são armas, muitos guerreiros podem ter que lidar com bailes e festas da corte, veja ele se arrepiar lidando com a nobreza. 

Desafio

Espada – Modo de Usar: Aplique liberalmente até reduzir o problema a pedaços!

– O mesmo que o Bárbaro, use feitos de força para personagens de corpo a corpo e feitos de destreza para os arqueiros.

– Acertar alvos em movimento é particularmente interessante para arqueiros enquanto corpo a corpo podem gostar de desafios que envolvam proteger o grupo de um ataque enquanto eles resolvem o quebra cabeça ou desafio.

– Aproveite o Atletismo e armadura alta e faça cenas que exijam escaladas, saltos e feitos atléticos sob fogo inimigo.

– Corrida de cavalos ou carroças, aproveite para estimular o Mad Max/Velozes e Furiosos dentro do Guerreiro!

Combate

Mostre onde é a frente, e saia da frente!

– Nenhuma novidade também, igual ao Bárbaro mas com a vantagem de ter um personagem com Armadura maior, se quiser ver o olho de qualquer combatente brilhar, coloque uma criatura com muito ponto de vida e pouca armadura para ele bater ou encha uma sala com criaturas fracas e deixe ele debulhar a vontade.

– Abuse de combates não convencionais, seja montados a cavalo, equilibrando sobre uma carruagem em movimento, correndo em cima de mesas, apenas tenha certeza de pedir atletismo e não acrobacia!

– Convés de navios afundando, lutar sobre o peitoral de um prédio, mude o ambiente e desafie o guerreiro a improvisar. Não tenha medo de reduzir a dificuldade do teste, faça a cena ser tão desafiadora quanto o combate. 

  

Monge
Exploração

Invasão ao Bairro Chinês!

– Explore a filosofia do estilo de luta do monge, suas tradições e dogmas.

– Valentões, lutadores de rua e até outras escolas de luta podem desafiar seu monge para competições ou duelos!

– Um monge pode também ser um mestre de filosofia, isso dá espaços para pessoas se aconselharem com ele, buscando a iluminação.

– Muitos monges também acabam praticando alguma forma de arte, seja caligrafia ou dança, é a oportunidade de mostrar em festas de vilas, feiras e bailes de gala.

– Assim como um clérigo, o monge tem forte tradição religiosa, além de muitos fazerem peregrinações, deixe ele inventar locais sagrados e histórias para cada local e cidade.

– Explore o lado espiritual do monge fazendo ele interagir com espíritos dos ancestrais, buscando interpretar textos antigos e refletindo sobre sua própria jornada e aprendizados durante os intervalos.

Desafio

– Feitos acrobáticos são obrigatórios, afinal todo filme de Kung-Fu abusa desse tema.

– Que tal variar colocando torneios com restrições como quem pode capturar mais inimigos sem armas, roubar colares ou maestria em tipos diferentes de armas?

– Explore táticas como eliminações furtivas no meio do combate, deixe que o grupo principal seja uma distração e ofereça alvos distraídos para o monge “ninja” enfrentar.

– Coloque oponentes que devem ser derrotados sem feri-los para incentivar a pensar em formas alternativas de combate. 

Combate

– Combates em qualquer hora e qualquer lugar! Coloque combates em lugares onde todos estão desarmados para que o monge possa brilhar abrindo caminho até as armas.

– Coloque objetos para que o monge improvise, como escadas, cortinas e cadeiras, no estilo Jackie Chan. 

 

Paladino
Exploração

Palavras tem poder!

– Explore um pouco mais a causa do Juramento e use a oportunidade para apresentar pessoas que tenham esses mesmos problemas para o paladino poder compartilhar suas histórias e interagir.

– Aproveite o alinhamento para criar demandas do deus que possam ser pequenas mas interessantes, por exemplo ajudar um fazendeiro que precisa recolher o rebanho, ajudar uma criança que está tendo problemas (sim, libere o conselheiro que existe em você!) e talvez até reconstruir uma ponte caída (uma ótima forma de exercitar o trabalho em conjunto do grupo ao distribuir tarefas e fazer os personagens agirem como time em algo que não seja matar e pilhar).

– Pontos bônus para incentivá-lo a criar realmente um conjunto de frases de efeito e filosofias para segui-las e gritar igual protagonista de Shonen, a interpretação e risadas é garantida.

Desafio

Braço forte, mão amiga!

– Lembre-se das características do paladino, uma combinação de carisma, fé inabalável e força.

Logo, proteger inocentes de armadilhas e combates de discursos morais estilo Shonen são locais seguros.

– Fazer um vilão se arrepender vale uns pontos extras e podem ser uma sidequest pequena e interessante.

– Um paladino seria um juiz imparcial para um julgamento e uma chance de introduzir um pouco de investigação em uma história.

– Consagrar espaços que foram corrompidos e destruir cabalas de cultistas malignos também fornecem uma boa chance de aproveitar a habilidade de Detectar o Mal e habilidades carismáticas e marciais.

Combate:

Destruir o mal deveria ser autoexplicativo?

– Dê inocentes a proteger, criaturas inimigas e cultistas de religião oposta a enfrentar e deixe o paladino se divertir.

– Não esqueça de colocar algum morto-vivo ou demônio para o paladino poder usar seu Destruir o Mal com dano total.

 

Diretamente do Dungeon World

– Faça perguntas aos jogadores e use as respostas

Pergunte aos personagens o que eles acham do mundo, costumes que eles tenham que sejam diferentes e até se eles reconhecem algo como familiar.

Use as respostas para complementar o mundo.

O Bárbaro encontrou algo que tenha vindo da sua terra natal?

Ladino e Bardo reconheceram um antigo amigo ou acharam um bar favorito?

Guerreiro encontra um mestre de forja querendo saber onde conseguiu suas armas?

Aproveite para explorar o passado das classes menos sociáveis e apresente PdMs que eles possam interagir da maneira mais confortável, seja desafiando para duelos, brigas ou charadas.

– Seja um fã dos personagens

Não tenha medo de colocar PdMs para serem intimidados, soldados a serem convencidos ou enganados e até algum tolo o suficiente para desafiar os jogadores para uma partida de Tiro ao Alvo, Queda de Braço, Concurso de Bebedeira ou de Charada.

Aliás, abuse de pequenos eventos como Festas e Campeonatos para que os jogadores possam ver como seus personagens se destacam das pessoas comuns.

 

Gostou? Não gostou?

Independente, deixe sua opinião e vá jogar!

 

Essa matéria foi escrita por:
Mestre Furioso

Deixe um comentário