Fading Suns – Aventuras no espaço fantástico

Space Opera com cavaleiros nobres, naves espaciais, monstros saído de pesadelos, guildas conspiracionistas e uma fé universal que maquinam pelo poder nos Mundos Conhecidos.
Como conheci o sistema?Sou muito suspeito de falar deste RPG, já que gosto muito dele, mas tentarei não puxar muito a sardinha para a parte boa. Jogo ele desde 1999, quando vi uma propaganda sobre um jogo de PC chamado Noble Armada (que nunca saiu da fase de produção, infelizmente), baseado em um RPG. Fui descobrir mais sobre o jogo e acabei encontrando Fading Suns e seu universo único. Desde então foi amor à primeira vista. Talvez não tenha as melhores regras, mas sempre foram simples (para mim) e o cenário, um caleidoscópio de possibilidades.
FADING SUNSCriado por Bill Bridges, Andrew Greenberg e Chris Wiese, eles são game designers conhecidos e consolidados no mercado em são mais famosos por trabalhar com a White Wolf, em especial, Lobisomem, O Apocalipse.Fading Suns se passa em 5018 e a humanidade se espalhou pelas estrelas através de imensos portais estelares que uma raça alienígena, que há muito tempo deixou de existir, deixou para trás. Desde então, a humanidade se verteu, fez primeiro contato com raças sencientes e se estabeleceu como forte dominador destas raças. Criaram tecnologias cada vez melhores e mais expansivas e uma nova religião surgiu para que o espírito humano se entendesse com a nova realidade.
Durante a Segunda República (3500 a 4000), foram os 500 anos da era de ouro. Nada estava longe o suficiente para ser descoberto, nada era impossível de ser feito. Isso, até os sóis começaram a apagar por volta do ano 4000. Pessoas se voltaram contra o governo e em meio ao caos, casas nobres deram o golpe de estado, fazendo milhões de pessoas assinarem contratos geracionais por puro desespero. Tecnologia e conhecimento se tornaram proibidos e a Igreja vigia de perto toda a população e as corporações e fábricas mudam seu modelo de negócio para Guildas, concentrando o conhecimento em vez de espalhar. Quem não deseja se unir a estas facções simplesmente ataca os portais e seu mecanismo sendo muito arcano, sistemas solares inteiros são perdidos para a noite. . O cenário para uma nova idade das trevas está feito.
Muitos anos se passam e devido a uma ameaça externa, as grandes casas se unem e acabam formando uma aliança. O líder desta aliança se denomina Imperador dos Mundos Conhecidos e no dia de sua coroação morre em chamas! Para não entrar em guerra novamente, decidem escolher um Regente que ficará por dez anos e após isso será escolhido o Novo Imperador/Imperatriz. Mas dez anos se passam e um novo Regente é escolhido e assim suscetivelmente.
Até que uma raça alienígena que assimila plantas, animais e pessoas e utilizando tecnologia viva ataca os Mundos Conhecidos. No desespero a este inimigo desconhecido que está destruindo tudo, uma corrida armamentista ocorre por todas as casas. O Patriarca da Igreja assina bulas permitido acesso a tecnologias antes proibidas. E no processo a guerra chega a um impasse em Stigmata.
Tropas e equipamento militar em espera de um inimigo que nunca vêm… Até que um líder de uma casa decide se intitular Imperador. E então outro nobre e outro, e o universo novamente cai em uma guerra sobre o poder da humanidade. Um bravo homem aprece entre todas as lideranças e sendo um estrategista e diplomata ímpar, Alexius Hawkwood se torna Imperador. Agora consolidado seu poder ele busca restabelecer a humanidade como bastião do descobrimento de mundos perdidos e tecnologias a muito perdidas.
Apesar de ter cinco parágrafos de história, resumi ao máximo sem destruir o conceito do RPG. E agora vamos às regras.
O que preciso saber sobre as Regras?O sistema do jogo se chama de VPS (Victory Point System – Sistema de Pontos de Vitória) só precisa de um dado d20 e alguns d6. O d20 é para rolagens das habilidades, que nos oferece quantos pontos de vitória conseguimos. Você só precisa somar uma Característica (pode ser física, mental ou espiritual) e somar com uma habilidade (como Influência, Armas de Fogo ou Autocontrole). Role o d20 e tire igual ou menor que o valor! Simples e fácil (pelo menos eu acho). =P O d6 nos ajuda com dano extra e defesa. É só tirar de 1 a 4 que conta como um ponto a mais, e 5 e 6 nada acontece.Os jogadores podem ser desde cavaleiros nobres, sacerdotes da igreja, poderosos psíquicos, alienígenas e conspiradores das Guildas.
Uma nova edição está sendo revista e atualizada pela Ulisses Spiele, que promete novas regras de combate social, melhoria em algumas regras e atualização da linha do tempo.Espero que tenham gostado da resenha. Venham em um Dungeon Geek Weekend, que eu geralmente mestro Fading Suns.E lembrem-se de se divertir quando jogam!
Para saber mais, acessem: https://fadingsunsbr.wordpress.com/portal/

Deixe um comentário