Caldeirão dos Mundos: Geografia, o básico para seu planeta

Neste artigo iremos falar sobre a geografia e como ela afeta seus mapas. Este artigo irá lembrar um pouco as suas aulas de colégio e como o mundo da superfície funciona. Para facilitar a criação, pense aonde a história irá se passar. Você não precisa criar um universo inteiro de detalhes e seus jogadores não saem de uma região durante toda a campanha. Então veja bem quais os aspectos que você quer para seu cosmos.
Neste post darei foco no terreno e tipos de formação dos seus continentes e terrenos mais comuns.
Vamos assumir que você está construindo um mundo parecido com o nosso. Redondo, em volta de um (ou mais) sol(ís), com lua(s), que gira em torno de seu eixo, com diversos biomas, etc. Se surgir o interesse podemos falar sobre como mundos de grande fonte de magia ou imaginação ocorram, como discos, trapezoidal ou esferas de Dyson. Também tentarei ser o mais visual e gráfico possível, para tentar ilustrar melhor o que quero dizer.
Pense aonde você vai distribuir as zonas de clima. Se o planeta for mais frio, as zonas temperadas e tropicais serão menores. Mas falarei com mais detalhes sobre isso no artigo de climas e biomas.
Os pontos mais importantes em seu mundo são as placas tectônicas. Por que você pergunta? Porque elas que criam o mundo! Elas criam fossas, montanhas e ilhas. Destroem e criam novos acidentes geográficos com a força de terremotos e vulcões.
Há três tipos de placas:
    • Convergentes: que se encontram e causam grande tipo de destruição. Cadeias de montanhas e locais de intenso terremoto.

Cordilheira dos Andes é um exemplo de placas Convergentes.
      • Divergente: são placas que estão se afastando e acabam por criar ilhas e novos vulcões, em especial arquipélagos.

Ilhas do Havaí são um exemplo de placas Divergentes.
        • Transformante: são placas que escorregam uma sobre as outras, causando falhas quadradas, como as abaixo. São comuns no leitos dos oceanos.

Fundo do Oceano Atlântico possui um exemplo de placas Transformante.
Vou deixar alguns links de vídeos (vide nas fontes) que podem explicar com mais detalhes do que estou falando.
Estes tipos de placas acabam por sem muito importantes em como desenhar seu mundo. Pois elas podem definir montanhas, onde ficam os desertos e os oceanos. É normal colocarem 6 a 8 placas grandes seguidas de 4 a 8 pequenas. Se tiverem dúvida, olhem o nosso globo e terão uma boa ideia da quantidade de placas que temos.
Quando estiverem desenhando suas placas, grandes ou pequenas, lembrem de conectar elas em “T”, nunca em cruz ou “X”.
Os tipos de terreno que podem advir de tudo, é importante lembrar que realismo sempre ajuda um pouco. Tem alguma dúvida? Ligue para seu colega que fez física ou geografia na faculdade que ele pode te ajudar. 😉
E por que é importante saber disso? Bem, você vai desenhar um mapa de seu mundo e você quer que ele se parece o mais verossímil possível. Mesmo que ele seja mágico, com interferências divinas, algumas coisas não se alteram. Você pode acabar por começar com algo realista e depois alterar o mapa, devido a ocorrências no mundo, de acordo com sua história.

Repare nas duas imagens e perceba que quase todas as formações de furacões ocorre perto de placas. Então no seu mundo, um local com muitas tempestades pode ser próxima de uma placa, afetando o terreno a sua volta.
Vou falar alguns terrenos e dar dicas para quando estiver montando seu mundo (e não prestem atenção nos meus horríveis desenhos no paint.)
  • Montanhas
Se as montanhas são novas, são altas e possuem cumes triangulares, muito provavelmente elas são de origem de placas convergentes. Se velhas, possuem cumes arredondados e são mais baixas, possivelmente se encontram no meio de continentes. Ex: Montanhas nova: Himalaias; montanhas velhas: Serra do Mar
  • Rios
A água sempre corre para “baixo”, na direção de menor esforço até um corpo de água maior. Um rio sempre se junta, nunca se divide! Se estiver andando em planícies, quase sempre terá um percurso sinuoso, que pode mudar ao longo dos anos. Rios podem ter dois tipos de desembocadura (onde desaguam no mar): em delta, onde em várias ramificações ou direto com apenas uma.
  • Lagos
Ocorrem quando há acumulo de água em alguma depressão. Se há um rio saindo do lago para o oceano, é bem possível que em alguns anos, o lago se torne em um rio.
  • Fiordes
São formações geológicas aonde teve glaciação (ou seja, era tudo gelo) e depois derreteu e acabou erodindo as paredes, dando a característica de um vale esculpido na montanha. Se observarem a costa de Europa é muito mais acidentada que a costa africana que não teve glaciação.
  • Depressões
Devido ao processo de erosão (água, vento, tempo) o terreno acaba ficando mais baixo que em outras regiões.
  • Vales
É um local normalmente cercado por terreno mais alto, como montanhas e colinas que podem se estender por muitos quilômetros e podem possuir um rio no meio.
  • Falésia
Normalmente acontecem perto do mar e são causado pela erosão da água, causando no terreno a encosta íngreme ou vertical.
  • Península
É uma extensão de terra que avança sobre o mar ou oceano, ligado por apenas uma ponta.
  • Baia
É o oposto da península, pois é quando o mar entra e está cercado de terra, ligado por apenas um local ao mar.
  • Desertos
Desertos sempre ocorrem quando há “ilhas de secura”. Isso quer dizer que alguma cordilheira de montanhas ou oceano, bloqueia as chuvas de chegarem e molharem uma região. Ex: Deserto do Atacama. Desertos acontecem também mais perto das linhas dos trópicos do que em qualquer outra região, devido a algum fator com a pressão.
No desenho acima, vemos um rio que se divide (marcado em X, por que não é normal), os rios de juntando para desaguar no mar ou formar um lago com acesso ao mar. O deserto ocorre porque ventos com as chuvas não alcançam a terra a esquerda da ilha e acaba por formar um deserto.
Seus mapas possuem uma capacidade única de passar o que seu mundo deseja. Não se preocupe em ser perfeito, mas passar a impressão e suas características que você deseja, é o mais importante. No vídeo do Artifexian, ele fala de alguns softwares legais e de graça que você pode usar para desenhar seu mundo.
Pense também até que ponto a ação humana ou de outros seres de seu mundo podem ter afetado a geografia. Imaginem criaturas imensos que podem carregar pedras para fazer suas cidades em locais específicos. Ou dragões que usam seus poderes para derreterem o terreno para moldar seus ninhos.
Mas na hora de desenhar seu mapa e seus continentes, cuidado para não se basear muito com o nosso mundo, onde continentes são parecidos em quantidade, tamanho e localização. Tente ser criativo. Se tiver algum dificuldade use a dica da imagem abaixo. Pegue seu celular ou câmera, um copo com água e vá para onde tem concreto, no seu quintal ou garagem. Jogue a água e pronto, você tem um continente/ilha instantâneo!
Não é bom o suficiente ou não pode sair de casa? Pegue uma parte da costa de qualquer lugar de nosso planeta, e se você se aproximar bastante e se basear nos detalhes, pode criar aspectos incríveis de novas terras.
Espero que tenham gostado do artigo, pois tentei abranger muitas coisas em um só lugar. Alguma dúvida ou gostariam e falar sobre algo em especial que não mencionei? Fale conosco nos comentários!
Cenário sendo construído.
Então, começaram a criar um mundo. Mas é um mundo alternativo e começaremos de dentro para fora, começando pelos detalhes.
Será em uma terra alternativa de 1920 com um que de criaturas surgindo. Mas vamos perguntar para nossos leitores, há algo na geografia que vai influenciar e onde será nosso cenário principal que se passará a história?
Dica da semana: Comece a criação de seu mundo pequeno. Quando você irá introduzir aos seus jogadores o mundo, dê pequenas porções do cenário e vá crescendo aos poucos, elaborando um mundo complexo com relações entre espécies e governos, culturas e locais novos e a história deste novo plano.
Fontes:
Imagens e fotos são de autoria de seus respectivos donos.

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