Alpha nos Mangá – Neon Genesis Evangelion

Olá Terra! Aqui é Alpha!
Tinham me recomendado ler a “Bíblia” para conhecer melhor a humanidade. Então descobri que os livros são chamados de Evangelhos. Daí eu descobri que ia ter um novo, e fui ver o anime do Evangelho da Nova Genesis. Porque no livro da Bíblia, a genesis é o começo de tudo né, então esse anime seria sobre o recomeço. Esse anime é sobre um recomeço, mas não se parecia com nada do que eu vi antes.
A Gainax na verdade chamou esse anime de Neon Genesis Evangelion. E a gente segue o personagem Shinji. Ele é tipo o ouriço do episódio 5: uma pessoa que, ao se aproximar do outro espeta o outro, e, para não correr o risco de espetar nem ser espetado, se isola e fica sozinho.
Eu entendi que a história toda era o Shinji triste por estar sozinho e descobrindo que as relações com pessoas podem doer, mas valem a pena.
O Shinji perdeu a mãe dentro de um “Robô” gigante e o pai do Shinji está tentando resgatar ela de lá, e fazendo clones dela para ficar perto dela, e mexendo com coisas que ele não compreende.
Vi o anime até o episódio 26 e depois o The End of Evangelion. O que foi uma excelente dica.
Os episódios 25 e 26 do anime são confusos, parece que ficamos imersos dentro do subconscente do Shinji, e ele ganha uma salva de palmas quando percebe que as pessoas merecem ser elas mesmas. Aprendi que existe também um conceito chamado de “metalinguagem” que é quando o Shinji vê a própria vida como um palco de teatro.
O The End of Evangelion literalisa a parte externa do que há com o Shinji. E que menino perturbado. Ele quer tudo para ele, mas nunca oferece nada ao outro? Ele quer que a menina Asuka goste dele, mas ele agride ela espiritualmente e fisicamente e faz até um assalto sexual nela. Ela não deve nada para ele, mas ela ainda está lá com ele, lutando até o final para ser vista e reconhecida.
A Misato também. A Rei também. A Dra. Akagi também.
Hm, esse anime me ensinou que as relações são sempre difíceis, que cada um tem suas motivações, e que é sempre importante tentar entender o outro antes de agir. Mas que sempre vale a pena, não importa se você está deprimido, você sempre pode tentar recomeçar o mundo, numa Nova Genesis.
Essa matéria foi escrita por:
Alpha α

Deixe um comentário