Seja o Batman! Guia de equipamentos baratos para montar seu Bat-Cinto de Aventureiro!

Inspirado por uma pequena conversa no WhatsApp da Dungeon Geek e alguns jogos OSR.

Já jogou algum jogo OSR?
Nele, slots de magia e pontos de vida são raros e os aventureiros precisam se virar com o que tiver a mão.
Uma lição preciosa é que ter o item certo e uma dose de imaginação pode transformar um desafio mortal  em um passeio no parque.
Aqui deixamos uma longa lista de itens para criar seu próprio Bat-Cinto de Utilidades!

Ácido (Frasco de vidro)

– Útil para destruir pequenos cadeados
– Tornar o rosto de alguma vitima irreconhecível
– Criar uma armadilhas (pendurar usando uma linha fina e depois acertar com um projetil, colocar apoiado em uma porta para cair ao abri-la ou colocar em uma superfície para alguém tocar.

Álcool (Vinho, Cerveja,etc)

– Útil para oferecer em negociações e conseguir amizades
– Pode ser usado misturado com venenos e ervas e deixado para alguém pegar
– Útil como isca, pode ser abandonado no chão para atrair a atenção
– Pode ser transformado em uma bomba incendiária
– Você pode desacordar um guarda e jogar sobre sua boca e roupas para forjar um acidente de bebedeira
– Pode encher a boca e cuspir sobre uma área para revelar um inimigo invisível

Adaga ou uma lâmina pequena

– Serve como arma secundária
– útil para esconder na roupa caso seja capturado
– Pode ser usada para retirar pequenos animais e monstros presos nos colegas

Anzol de pesca com linha

– útil para pegar objetos no fundo da água sem entrar
– Combinado com uma vara, pode usar para pegar objetos em pedestais e locais com armadilhas
– Pode trocar o anzol por um imã para pegar objetos metálicos

Argila modelável ou gesso em pó

– Criar um molde de uma chave, uma runa ou preservar uma pegada.

Balde dobrável

– Útil para carregar líquidos e apagar fogo
– Pode ser usado para transportar humanoides pequenos para baixo em um fosso junto com uma corda

Bolinhas de gude (saco com mil)

– Espalhado no chão para atrapalhar a movimentação de algum inimigo
– Podem ser roladas para verificar se o chão possui algum desnível que indique armadilhas ou passagens secretas
– Colocadas em fechaduras para travá-las e impedir que alguém tranque ou abra uma porta ou colocada debaixo da porta para trava-la em uma posição
– Colocadas embaixo de placas de pressão para que elas não sejam pressionadas
– Espalhadas no chão para mover algo pesado, deslizando sobre elas

Caderno pequeno com giz

– criar pequenos mapas
– anotar informações
– desenhar runas, retratos falados ou símbolos
– comunicação a distancia ao desenhar no quadro

Carretel de linha de costura

– Improvisar armadilhas pendurando jarros ou sacos no teto e acertando eles com projeteis (pode ser água, óleo, ácido, animais perigosos ou farinha)
– Montar sistemas de alarme junto com um sino pequeno para proteger um corredor, acampamento ou sala
– Manter algum objeto longe do chão, preso em algum lugar

Clava

– Arma clássica de reserva com custo zero, ótima contra mortos vivos resistentes a dano cortante e perfurante
– Pode ser usada para travar portas e quebrar coisas

Cinzas de fogueira

– Pode ser usada para neutralizar ácidos
– Espalhada no ar para detectar criaturas invisíveis

Corda (variações)

– Corda com árpeu e nós para facilitar escaladas
– Corda com uma roldana para erguer peso
– Corda presa em uma rede para capturar pequenos animais e monstros grandes
– Corda sabotada para poder fugir facilmente quando se fingir de prisioneiro
– Corda com gancho para puxar objetos a distância

Espelho de mão

– Usar em uma esquina para observar sem se expor
– Fazer sinais luminosos
– Colocar em um ponto estratégico para poder ver mesmo longe
– Usar como isca em um local que reflita a luz ou imagem
– Quebra-lo e espalhar pelo chão para servir como alarme quando for pisado

Farinha fina (saco pequeno)

– Pode ser usado sobre o chão para revelar passagens secretas e pegadas recentes
– Espalhado no ar para revelar criaturas invisíveis
– Jogado no ambiente para revelar correntes de ar
– Pode ser substituído por pó de pimenta para atordoar criaturas com faro sensível
– Jogada sobre um oponente para cega-lo temporiamente

Giz

– Útil para marcar posições na masmorra
– Use para sinalizar perigos com cores diferentes ou deixar mensagens
– Faça desenhos para servir como distração e atrair a atenção de criaturas

Óleo (jarro)

– Use em um corredor ou no primeiro degrau de uma escada para criar uma armadilha
– Passe em maçanetas, corrimãos, armas e outros objetos para torná-los difíceis de segurar
– Espalhe no corpo para passar por um local apertado ou escapar de agarrões

Par de luvas de couro

– Para tocar em um objeto e não receber choques, cortes ou se envenenar em agulhas
– Manipular objetos quentes
– Não deixar impressões digitais

Pedaços de Pano

– Use para enrolar machucados ou objetos frágeis
– Útil para tampar buracos em armadilhas de água
– Amarre em galhos e outros lugares para sinalizar o caminho

Pé de Cabra

– Útil para abrir portas e baús sem quebrá-los totalmente
– Pode servir como clava improvisada
– Pode travar portas ou mecanismos de armadilhas

Pederneira e isqueiro

– Acender fogo sem precisar fazer testes e com apenas uma ação.

Perfume (ervas aromáticas, cheiros de predador, perfume comum)

– Pode ser espirrado em alguém para marcar o alvo e depois rastreá-lo pelo cheiro
– Pode confundir um animal que use faro (pode ser criado perfumes com diferentes cheiros imitando animais)
– Jogado sobre animais selvagens para amedrontá-los e confundi-los.

Pinça de ferro

– Útil para manipular objetos pequenos, quentes ou perigosos
– Pegar animais pequenos e perigosos
– Manipular uma porta ou alavanca sem tocar nelas

Pregos longos e Martelo pequeno

– Usado em conjunto com cordas para criar pontes suspensas
– Pode travar portas e armadilhas
– Ponto de apoio para pendurar objetos em paredes, tetos, etc.

Rede pequena

– Para capturar animais perigosos
– Deixada no chão como armadilha para se emaranhar nos pés de alguém

Rede de dormir

– Caso não queira dormir no chão e ser surpreendido, pode prende-la no alto das árvores.

Sabão em barra

– Remover cheiros, óleos e outras substâncias do seu corpo.
– Passar no corpo para se espremer por lugares apertados ou escapar de agarrões
– Tornar um lugar escorregadio
– Amassado com um pouco de água, pode ser usado para tampar pequenos furos em reservatórios

Saco com corda

– Jeito prático para carregar tesouros para fora da masmorra
– Carregar itens perigosos que não deve ser levado junto com outros
– Guardar animais pequenos
– Deixar seus suprimentos extras escondidos na entrada de uma masmorra
– Improvisar armadilhas

Vara de 9 metros

– Testar paredes e chão para encontrar armadilhas
– Tocar e remexer em um objeto a distância
– Usar um saco com peso e coloca-lo sobre o chão para armadilhas de pressão

 

Pequenas dicas de exploração OSR

  • Não confie em nenhum lugar onde não esteve antes, teste o chão, paredes e não encoste em nada que seja suspeito.
  • Nunca separe o grupo, não se movimente sem antes avisar os seus aliados e tente se manter na linha de visão deles.
  • Tracem um plano geral antes de entrar em uma batalha e imaginem uma rota de fuga, esperar demais para fugir pode colocar alguém em posição complicada.
  • Bons planos são melhores que espadas e armaduras, um plano que de vantagem é muito melhor que acreditar que suas rolagens são o suficiente.
  • De cobertura, ajude e coordene os movimentos, as classes funcionam melhores em conjunto do que cada uma apenas fazendo o que sabe de melhor. As vezes uma ação de ajuda vale mais do que um slot de cura.
  • Nunca entre em uma masmorra sem um mapa, ou crie um durante sua aventura.
  • Saber a saída e lugares seguros para recuar vai salvar sua pele.
  • Não tenha medo de recuar, use o conhecimento que conseguiu para se planejar melhor para seu próximo ataque.
  • Procure o máximo de informações antes de agir, gaste alguns segundos analisando seu alvo, números e procurando meios de conseguir vantagem.

Fontes:

Usos de alguns itens: Creightonbroadhurst

Guia Visual de alguns itens: Geek and Sundry

Forum com algumas dicas: DND Beyond

Essa matéria foi escrita por:
Mestre Furioso
Todas as fotos são de Thom Atkinson.

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